
-
Arquitetos: Benjamin Goñi Arquitectos, Claro + Westendarp Arquitectos
- Área: 380 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, localizado no norte do Chile, desfruta de uma condição singular: está à beira-mar e voltado para o norte, o que permite alinhar orientação solar e vista privilegiada em uma mesma direção — situação rara no contexto chileno. A estratégia projetual partiu da premissa de maximizar a extensão da fachada voltada ao mar, reservando para essa orientação os principais espaços sociais e íntimos da casa: sala de estar, jantar, cozinha, dormitório principal e dormitório de hóspedes.

A ideia central do projeto foi conceber uma residência simples, de linhas puras, estruturada pela relação entre quatro caixas fechadas — correspondentes aos espaços privados — e o vazio definido pelas distâncias entre elas, que se transforma no espaço público da casa. Os dormitórios e serviços foram organizados em volumes de madeira, de altura reduzida, enquanto a sala de estar se destaca como espaço central, delimitado por duas paredes de concreto armado que abrigam as fontes de fogo — lareira e churrasqueira. Esse ambiente, de caráter coletivo, é protegido por uma cobertura de madeira laminada, mais elevada e independente dos volumes fechados, reforçando a distinção entre cheios e vazios que orienta todo o projeto.


Para a escolha dos materiais, trabalhou-se o contraste entre esses dois tipos de espaços, utilizando madeira termotratada no exterior em tons acinzentados, e pinus em tons claros no interior. A estrutura metálica da casa, que se apoia na varanda e nas paredes de concreto armado, foi galvanizada para protegê-la da oxidação do ambiente marinho e foi pintada de preto para se ajustar à cor das molduras das janelas.



















